Hipnoterapia

Hipnoterapia é o uso terapêutico da hipnose, ou o tratamento de uma doença com o uso de técnicas hipnóticas. É  uma terapia que facilita a sugestão, a reeducação ou a análise por meio da hipnose.

               O profissional que exerce a hipnose é chamado hipnoterapeuta.  A hipnose, além da terapia é utilizada na Medicina, na Odontologia, na Psicologia, na Fisioterapia, na Enfermagem, na Fonoaudiologia e outras profissões de saúde.

               Em 2018, no Brasil, o Ministério da Saúde, incluiu a sua prática no Sistema Único de Saúde (SUS), como parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC).

               A hipnoterapia tem diversas finalidades e apresenta para cada uma, os seus respectivos benefícios.

               Apenas com o exemplo, podemos apresentar alguns dos principais tratamentos em que utilizamos a hipnose aqui na Tríade, porém, já é o suficiente para conhecer um pouco mais do que a hipnoterapia garante às pessoas que optam por fazê-la.

 

Alguns dos principais tratamentos hipnoterapêuticos:

  • Tratamento de Ansiedade
  • Tratamento de Depressão
  • Tratamento de Traumas
  • Tratamento de Fobias
  • Regressão no tempo
  • Melhoria de Performance
  • Hipnoterapia Comportamental
  • Hipnose para Reabilitação
  • Tratamento de Vícios

 

               James Braid (1795-1860), iniciou a hipnose científica. Cunhou, em 1842, o termo hipnotismo (do grego hipnos = sono), para significar o procedimento de indução ao estado hipnótico. Hipnose, hipnotismo, ficou logo claro, eram termos inadequados (não se dorme durante o processo). O uso, porém, já os havia consagrado e não mais se conseguiu modificá-los, remanescendo até a atualidade.

               James Esdaile (1808-1868), utilizou, como cirurgião, o sonambulismo magnético (hipnoanalgesia) para realizar aproximadamente 3.000 (três mil) cirurgias sem a necessidade de anestésicos químicos

               Ivan Pavlov (1849-1936), famoso neurofisiologista russo, conhecido por suas pesquisas sobre o comportamento (condicionamento clássico).

               Milton Erickson (1901-1980), psiquiatra norte-americano, especializado em terapia familiar e hipnose. Desenvolveu seu método utilizando uma maneira permissiva e indireta para o transe hipnótico. A pessoa a ser hipnotizada sabe que não está sendo coagida, tomando para si a responsabilidade e a participação na sua própria transformação. Como a indução se dá durante uma conversa normal, a hipnose ericksoniana também é chamada de hipnose conversacional.

Abrir o chat
Precisa de ajuda?
Olá,
como podemos te ajudar?